O objetivo do projeto é migrar usuários de Lync 2010 on-premisses para o Office 365 com o menor impacto possível para o usuários finais.
As principais vantagens que levaram o cliente a optar pela migração híbrida foram:
- Preservação da lista de contatos. Ou seja, quando o usuário é migrado para a nuvem, sua lista de contatos é preservada.
- Tempo de parada do usuário é insignificante. Quando o usuário é migrado, o lync client é desconectado e em poucos segundo se conectado novamente.
- A migração é feita no tempo do cliente, ou seja, quantas contas o cliente quiser e quando o cliente quiser.
O ambiente de lync server 2010 tinha as seguintes características:
- Servidores SQL como back end, Front End, Director, EDGE e Proxy Reverso utilizando TMG.
- Não havia federação configurada, portanto os usuários podiam acessar o lync de dentro da companhia, de fora, mas não podiam ter contato com outras empresas públicas de mensageria.
- Ambiente office 365 com federação(SSO) e dirsync.
- Serviços de voz e comunicação com PABX não estão implementados no ambiente on-premisses.
Instalação do Lync Server 2013 Admin Tools
Para que o Lync Server 2010 possa estar em configuração híbrida com o Office 365, é necessário utilizar o Lync Management Shell do Lync 2013, portanto se fez necessária a instalação do Admin tools do Lync 2013. Em um servidor, que não seja um dos servidores do Lync Server 2010, no meu caso utilizei um servidor com WindowsServer 2012 R2, bastou inserir a mídia de instalação do Lync Server 2013 e iniciar a instalação pelo próprio autorun. Assim que a instalação foi finalizada, o ícone do Lync Server Management Shell já estava disponível pelo menu iniciar.
Comandos Executados no Lync Server Management Shell
Set-CsAccessEdgeConfiguration -UseDnsSrvRouting -AllowOutsideUsers 1 -AllowFederatedUsers 1 -EnablePartnerDiscovery 1New-CSHostingProvider -Identity LyncOnline -ProxyFqdn “sipfed.online.lync.com” -Enabled $true -EnabledSharedAddressSpace $true -HostsOCSUsers $true -VerificationLevel UseSourceVerification -IsLocal $false -AutodiscoverUrl https://webdir.online.lync.com/Autodiscover/AutodiscoverService.svc/root
Instalação do Lync Module for Powershell para executar os comandos de configuração do ambiente híbrido no Office 365.
Baixado o pacote a partir do site http://www.microsoft.com/en-us/download/details.aspx?id=39366 e efetuada a instalação.
Execução de comandos junto ao office 365.
Aberto o Powershell do Windows e executados os comandos abaixo. No caso, foi utilizada uma credencial de Global Admin do Office 365.Import-Module LyncOnlineConnector
$cred = Get-Credential
$CSSession = New-CsOnlineSession -Credential $cred
Import-PSSession $CSSession -AllowClobber
Caso ao rodar o comando "$CSSession = New-CsOnlineSession -Credential $cred" você receba a mensagem de erro "Unable to query AutoDiscover URL at..." sugiro executar os comando novamente, mas desta vez com uma credencial do Office 365 que contenha o sufixo @domain.onmicrosoft.com ao invés de utilizar @domain.com. A documentação abaixo explica a causa do erro caso queira entender mais sobre.
http://support.microsoft.com/kb/2909536/en-us
Executado comando Get-CsTenantFederationConfiguration e notei que "SharedSipAddressSpace" tinha o valor "false".
Portanto executado comando para tornar o "SharedSipAddressSpace" verdadeiro.
Set-CsTenantFederationConfiguration -SharedSipAddressSpace $true
Execução do MOVE do usuário para o Office 365.
O comando de MOVE precisa ser "montado". Para isto, é necessário obter informações do portal administrativo do lync do office 365. Segue detalhes:Localizar o hosted migration service URL
1- Acesse o portal do office 365, pode ser pelo site "portal.microsoftonline.com".
2- Ao logar, acesse o "Centro de Administração do Lync".
3- Preste atenção na URL do navegador, ele deve exibir algo como "https://admin0a.online.lync.com" ou "https://admin1a.online.lync.com". Tome nota.
4- A URL deve ser unida com "/HostedMigration/hostedmigrationservice.svc"
5- Juntado os itens 3 e4, teremos então a URL usada no comando de MOVE.
https://admin0a.online.lync.com/HostedMigration/hostedmigrationservice.svc
ou
https://admin0a.online.lync.com/HostedMigration/hostedmigrationservice.svc
ou outro, dependerá da URL exibida em seu navegado ao acessar o "Centro de Administração do Lync" dentro do portal do office 365.
Executado comando Get-CSUser -Identity user@domain.com.br afim listar os atributos da conta do usuário do lync antes de efetuar o move e poder compara-los após efetuar o move.
Acessado o portal do office 365 e habilitada licença do lync para o usuário a ser migrado para o office 365
De volta ao powershell do windows executado o comando a seguir para efetuar a migração do usuário. Utilizada uma credencial de global admin do office 365.
creds=Get-Credential
Move-CsUser -Identity user@domain.com.br -Target sipfed.online.lync.com -Credential $creds -HostedMigrationOverrideUrl https://admin0a.online.lync.com/HostedMigration/hostedmigrationservice.svc
Assim que o comando foi executado, o lync client do usuário perdeu a conexão e em alguns segundos teve a conexão reestabelecida.
Executado comando Get-CSUser -Identity user@domain.com.br e verificado que o atributo "Hosting Provider" está com valor "sipfed.online.lync.com".
Acessado novamente o "centro de administração do lync" e o usuário migrado passou a fazer parte da lista de usuários.
Espero que este post ajude a fornecer os passos para se migrar os usuários do lync on premisses para o lync online do office 365.
Até a Próxima.
Daniel Maier