quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

O que fazer quando a licença do DPM 2012 R2 Trial expira?

​A resposta que vem a mente poderia ser "basta inserir a chave da licença adquirida". Bom, não é tão simples assim.
O DPM 2012 R2 versão trial não pode ter a chave alterada, portanto a resposta para esta pergunta é a mais temida: Reinstalar o DPM.

Um pouco de pesquisa na internet e um chamado na microsoft confirmaram esta solução, mas nem tudo está perdido, pois tanto os dados na storage e as configurações já efetuadas no DPM podem ser recuperadas. A storage porque o backup em si permanece lá e o servidor do DPM permanece com os discos apresentados, no meu caso, por ISCSI e as configurações do DPM permanecem salvas dentro do SQL Server. Daí vem o pensamento, "poxa! Se as configurações estão no SQL e os dados na Storage, o que sobra no servidor do DPM?". Sobra a permissão de usar o DPM(licença) :) brincadeiras a parte, o DPM é o sistema que gerenciará a execução dos backups, permitirá agendar e configurar os backups e todas mais funcionalidades, que não é foco deste post descreve-las.
Segue então os passos que executei para reinstalar o DPM. É bem mais simples que efetuar uma instalação do zero, você vai ver:

1- Como meus servidores DPM e SQL são virtuais, eu efetuei um snapshot de ambos antes de iniciar qualquer mudança.
2- Parar os serviços da instância do SQL que o DPM possui sua base de dados. Faça isto logando no servidor SQL Server e pare os serviços da instância do DPM.
3- Acessar a pasta aonde o banco de dados está armazenado. No meu caso era C:\Program Files\Microsoft SQL Server\MSSQL11.DPM\MSSQL\DATA
4- Copiar o banco de dados .mdf e .ldf do DPM para uma outra pasta, pois precisaremos destas bases depois da reinstalação. No meu caso eram MSDPM2012$DPMDB_MY_SERVER.mdf e MSDPM2012$DPMDB_MY_SERVER_log.ldf
Após a cópia, inicie os serviços novamente.
5- Remover o DPM pelo adicionar/remover programas do windows. 
Ao mandar remover, uma janela perguntando se você deseja Reter recovery points ou Remover os dados será exibida. Deixe marcado para reter. "Retain disk-based recovery points".
6- Acessar o SQL server novamente, Acessar o management studio e remover o banco de dados do DPM. Acessar a pasta aonde os arquivos .mdf e .ldf estão armazenados e excluí-los também. Este passo 6 é necessário para que na reinstalação do DPM não ocorra o erro de "o banco de dados não pode ser criado".
7- Instalar o DPM. Claro que desta vez utilizando uma mídia que tenha o DPM RTM e não a versão Trial. Um modo de ver isto é durante a instalação, pois na versão RTM, os campos da licença estão em branco, mas na versão Trial, os campos já vem preenchidos.
8- No servidor SQL, parar os serviços do SQL novamente e copiar sobrescrevendo os arquivos .mdf e .ldf copiados do item 4 para a pasta C:\Program Files\Microsoft SQL Server\MSSQL11.DPM\MSSQL\DATA
Iniciar os serviços do SQL.

Pronto, neste momento seu DPM deve estar funcionando novamente e com uma versão RTM.
Será necessário reinstalar os agentes DPM nas máquinas. Será necessário também refazer os agendamentos de relatórios.
Verifique também se o serviço SQL Agent do servidor de SQL está iniciado para que os backups agendados do protection group ocorram.

Links Relacionados:
DPM 2012 - How to Enter the Product Key Into the Expired Installation?
https://social.technet.microsoft.com/Forums/en-US/0bafc17d-1a50-411b-87d6-67157933f9ff/dpm-2012-how-to-enter-the-product-key-into-the-expired-installation?forum=dpmsetup

Error ID: 3751
http://technet.microsoft.com/en-us/library/hh859250.aspx

Apagar Sub-Pastas e arquivos de uma Pasta com powershell

Estive trabalhando em um script que apagasse o conteúdo de uma pasta diariamente. Tive que pesquisar um comando que fizesse o proposto acima e encontrei o seguinte:

Get-ChildItem -Path C:\PASTA -Recurse -Force | Remove-Item -Recurse -Force 

Este comando varre o conteúdo da pasta e apaga o que encontrar. Caso um arquivo não possa ser deletado, como um arquivo aberto por um usuário, então ele segue adiante apagando o que mais for possível.

Um detalhe, o script powershell precisa rodar em um prompt elevado.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

DPM 2012 R2 não gera relatórios


Problema:

Ao mandar extrair um relatório, a mensagem de erro abaixo é exibida:

An error has occurred during report processing. (rsProcessingAborted)
Cannot impersonate user for data source ‘DLS’. (rsErrorImpersonatingUser)
Log on failed. Ensure the user name and password are correct. (rsLogonFailed)
Logon failure: unknown user name or bad password


Solução:

1- Logado no servidor de banco de dados do SQL Server
2- acesado "reporting services configuration manager"
3- report Manager URL e clicado na URL
4- inseridas minhas credenciais
5- clicado em "DPMReports_7d73b475-
6- DPMReporterDataSource
7- Reinserida a credencial dentro de "Credenciais armazenadas com segurança no servidor de relatório"